sexta-feira, dezembro 08, 2006

Colecção de Argumentos

Não pretendo ser o INE.
O que acontece é o seguinte: acabo de usar o motor de pesquisa, para satisfazer uma curiosidade: Como está a Internet dividida, no tocante a esta matéria? Os resultados são os que esperava: empate técnico. Haverá tantos sites e blogues pelo SIM, como pelo NÃO. Confesso, até com alguma tristeza, que poderá haver ligeira vantagem para o NÃO. Não é relevante. Os defensores do NÃO concordarão que quantidade não é qualidade.
Adiante.
A minha curiosidade nasceu de uma ideia que me ocorreu, há pouco tempo: Conseguiria o SIM refugiar-se em argumentos de cariz médico-científico? Conseguiria o SIM dizer que os fortes argumentos que o NÃO detém podem ser superados, se forem usadas as mesmas fontes?
Felizmente sim.
Há númerosas opiniões médicas. Númerosas opiniões científicas.
Sendo certo que do outro lado da barricada està alguém capaz de me rogar pragas, o que se pretende demonstrar é simples: não há uma razão. Tudo varia e todas a vozes autorizadas podem dividir-se. Assim acontece.
Ora, a divisão gera dúvida. A dúvida impede que se tome uma posição sólida, porque tudo deita a baixo o que pensamos. Como decidir?
Só em consciência. Pensar no que está certo, para nós. Pensar nas consequências. Pensar nos valores em jogo, pesá-los na balança.
Para que lado pende ela?

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns ao redactor do post (lamento não conseguir escrever o nome). De facto, mais uma vez prova que a defesa de uma opinião pelo extremismo não leva a lado nenhum e quanto a isso, uma vez mais parabéns porque não vejo posições extremistas neste blogue pelo sim e, muito menos vejo insultos explicitos aos que estão "do outro lado". De facto, acho que assim vale a pena debater.
Creio que introduz um tema importante neste post. Muito antes de qualquer argumento por mais racional que seja, a base desta discussão centra-se nos valores e na ética social. E isso é algo que é muito dificil de alterar em alguém. Sou pelo não, mas gosto de vos ler pela democracia que apresentam. Acho mesmo que um debate sério sobra o referendo deve conter as propostas dos dois lados, sem julgamentos nem posições extremadas. Compreendo os vossos argumentos mas dada os meus valores pessoais não os consigo aceitar.
De qualquer forma repito, continuem a gerir este blog da mesma forma. assim, vale a pena!

2:42 da manhã, dezembro 08, 2006  
Blogger Лев Давидович said...

Obrigado. Também aprecio quando os defensores do NÃO conseguem argumentar e nasce, assim, uma discussão séria, livre de qualquer excesso.

1:11 da tarde, dezembro 08, 2006  

Enviar um comentário

<< Home